• Djalma Nogueira

MEU INSS - SAIBA PARA QUE SERVE E COMO SE CADASTRAR



O QUE É MEU INSS?

O Meu INSS é a agência virtual do INSS. Pouco tempo atrás para conseguirmos informação previdenciárias ou solicitar algum serviço do INSS tínhamos que agendar uma data no 135, esperar por dias, comparecer a uma agência física e aguardar horas na fila para ser atendidos.


Hoje, muitos serviços como requerimento de benefícios, extratos de pagamentos, carta de concessão, CNIS e muitos outros podem ser realizados diretamente pelo aplicativo do celular ou pelo site do MEU INSS sem burocracia, sem agendamento, sem filas, sem demora e quantas vezes você precisar.


RECOMENDAÇÕES PARA O CADASTRO

É muito fácil utilizar o serviço do MEU INSS, basta o (a) segurado (a) realize o cadastro no sistema, no entanto, importante dizer que para validar o cadastro o sistema fará alguns questionamentos pessoas, profissionais e contributivo, assim, para facilitar, tenha em mãos os documentos pessoais, Carteira de Trabalho e Guias de Recolhimento em mãos.


CADASTRO PELO NÚMERO DE CPF

1 - Acessar o site https://meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo do MEU INSS em seu celular;

2 - Clique em “cadastrar senha”;

3 - Clique em “Crie sua conta gov.br”;

4 - Escolher uma das opções de cadastro.

5 - Informe o número do seu CPF, seu nome completo, aceite e concorde com os “Termos de uso”, marque o campo “Não sou um robô” e clique em avançar.

6 – Selecione as opções corretas sobre seus dados pessoas e clique em avançar até finalizar a operação.

7 – Agora crie sua senha conforme o recomendado.

8 – Clique no MEU INSS, login, digite o CPF e a senha criada.


O Meu INSS permite que o cadastro da senha seja realizado de outras formas. Neste caso, quando estiver na tela de opções de cadastro é só escolher qual a sua preferência e seguir as instruções.


Pronto!! Agora você terá acesso a todos os serviços do MEU INSS.


DADOS DIVERGENTES INSS

O cadastro da senha no MEU INSS é uma tarefa relativamente simples e totalmente digital, no entanto, em alguns por conta de divergências cadastrais em algum banco de dados do Governo pode não ser possível.


Neste caso, recomenda-se aguardar 24 horar e tentar novamente ou procurar ajuda no 135. Caso nada funcione a alternativa é agendar uma visita em uma das agências do INSS pelo telefone 135 e resolver pessoalmente ou contratar os serviços de um especialista na área.

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©2020 por Djalma Nogueira Advogado