• Djalma Nogueira

CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais


O QUE É O CNIS?

O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um serviço disponibilizado pelo INSS que permite ao cidadão consultar todas as suas informações previdenciárias.

Neste documento é possível encontrar dados como nome do empregador, período trabalhados, remuneração recebida, contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS).


CNIS COMO PROVA

O CNIS possui presunção de veracidade e as informações neste documento somente podem ser alteradas por meio de provas contrárias. Para se ter ideia da importância deste documento, muitas vezes o INSS utiliza somente estes dados para deferir ou não benefícios previdenciários, calcular salários, verificar relações de empregos e muito mais.

Esta presunção pode ser muito positiva para o segurado, pois se o CNIS estiver correto, não será preciso comprovar nada para o INSS, podendo, requerer o benefício apresentando somente os documentos pessoais. Caso o CNIS apresente alguma pendência, como valor errado de salário-de-contribuição, ausência de vínculos, ausência de data final do vínculo, vínculos marcados como extemporâneos e outras situações, estas informações deverão ser comprovadas pelo segurado.


A IMPORTÂNCIA DA CONSULTO DO CNIS

Consultar o CNIS é o segredo para evitar atrasos e negativas por parte do INSS, pois erros, como alguns já citados, são bem comuns de serem encontrados e podem ser corrigidos a qualquer tempo, independente do requerimento de benefício.

Assim, para incluir, alterar, ratificar ou excluir dados em seu CNIS é preciso agendar o serviço pela internet ou pelo telefone 135 e levar os documentos a uma das Agências.

O CNIS possui muitas informações que podem fazer toda a diferença na concessão de seu beneficio, por isto, para interpretar de forma adequada estes dados procure auxílio com profissionais capacitados.

5 visualizações

©2020 por Djalma Nogueira Advogado